segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Como montar um call center?

A matéria abaixo foi publicada no Site do Sebrae em 2002. Os valores estão desatualizados, mas dá para se ter uma boa noção para aqueles que desejam seguir os passos do Accioly.

Oferta de serviço terceirizado é o grande filão da atividade.

Cada vez mais conscientes da necessidade de manter um bom relacionamento com seus clientes, as empresas investem na contratação de centrais de atendimento, os chamados call centers, ampliando o mercado para empresários interessados em explorar o serviço.

Montar uma empresa do tipo requer equipe treinada e investimento de R$ 450 a R$ 2,8 mil por estação de trabalho (work station). Na avaliação do consultor Haroldo Caser, do Sebrae-RJ, o risco do negócio varia de médio a alto, devido ao custo dos equipamentos.

Para minimizá-lo, o ideal é começar com pelo menos um cliente já fechado.

Software

Uma das principais ferramentas da empresa, o software utilizado tem preço que depende do trabalho a ser executado. De acordo com Enio Klein, da People Software, se a proposta da central for de promover campanhas de curta duração, o investimento no programa será de US$ 200. Já se a meta for desenvolver programa de relacionamento com o cliente, o preço pula para US$ 3 mil.

Os demais equipamentos que compõem uma empresa de call center são headphones, linhas telefônicas, microcomputadores e acessórios, que somam de R$ 1,5 mil a R$ 4,5 mil por posição de atendimento.
O treinamento da equipe é crucial para o bom andamento da empresa. Significa a necessidade de investir em operadores, que atuam em turnos de seis horas diárias, com salários que de R$ 400 a R$ 1 mil. Para o cargo de supervisor, a remuneração chega a R$ 2 mil mensais.

No mercado há sete anos, a TeleSoluções presta atendimento a empresas do porte de White Martins, Credicard e American Express. Seu proprietário, Paulo Moura, profissional do mercado financeiro, começou com dez posições de atendimento (PAs), 20 linhas telefônicas e 20 operadores - um investimento de R$ 300 mil. Moura levou cerca de três anos até chegar a 50 PAs. Hoje tem 700 e 1,5 mil operadores. Com investimento de US$ 1 milhão em 2002, a TeleSoluções estima chegar a 1,2 mil PAs até dezembro.

Preço do serviço

- A terceirização garante às empresas contratantes atingir um maior número de pessoas por um custo mais baixo do que se tivessem que montar toda a estrutura do call center. O preço do serviço depende do que será feito. Uma operação simples, de venda de cartão de crédito, terá preço mensal médio de R$ 3,5 mil, fora a conta telefônica, normalmente repassada à empresa. Costumo dizer que é um trabalho de gestão de Recursos Humanos. Fazemos questão de profissionalizar a equipe - destaca Moura.

As empresas de call center têm ainda a incumbência de enviar relatórios mensais às companhias para as quais prestam serviço. O documento permite corrigir falhas de comunicação e intensificar as estratégias com o objetivo de impulsionar a política de relacionamento com os clientes.

SERVIÇO
People Software do Brasil, 0xx-11-5189-9000
Sebrae-RJ, 0800-782020
TeleSoluções, 2516-8555

RAIO X

>> Investimento inicial: R$ 300 mil
>> Área: 100 metros quadrados
>> Funcionários: 50 operadores
>> Faturamento médio mensal: R$ 30 mil a R$ 50 mil
>> Risco do negócio: médio a alto, na avaliação do consultor do Sebrae-RJ, Haroldo Caser
Fonte: empresas

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